terça-feira, 21 de agosto de 2012

A morte de Salomão


 ............................................................
site:rosemeire3.blogspot.com  >


ago
21

 A promessa de Deus a Jeroboão
1REIS 11.26-33,41-43
Houve outro homem que se virou contra o rei Salomão. Foi Jeroboão, filho de Nebate, que era de Zereda, no território da tribo de Efraim. Jeroboão era oficial de Salomão, e a sua mãe era uma viúva chamada Zerua. Esta é a história da revolta de Jeroboão: Salomão estava aterrando o lado leste da cidade de Jerusalém e consertando as muralhas da cidade. Jeroboão era um jovem capaz, e Salomão viu que ele trabalhava com vontade. Então o colocou como encarregado de todos os trabalhadores forçados do território das tribos de Manassés e Efraim. Um dia Jeroboão saiu de Jerusalém em viagem, e o profeta Aías, de Siló, se encontrou com ele sozinho na estrada, no meio do campo. Então Aías tirou a capa nova que estava usando, cortou-a em doze pedaços e disse a Jeroboão: — Fique com dez pedaços porque o SENHOR, o Deus de Israel, está lhe dizendo o seguinte: “Eu vou arrancar o reino da mão de Salomão e vou dar dez tribos a você. Salomão ficará com uma tribo por causa do meu servo Davi e por causa de Jerusalém, a cidade que escolhi em toda a terra de Israel para ser minha. Vou fazer isso porque Salomão me rejeitou e tem adorado deuses estrangeiros: Astarote, a deusa de Sidom, Quemos, o deus de Moabe, e Moloque, o deus de Amom. Salomão tem me desobedecido; ele tem agido de maneira errada e não tem guardado as minhas leis e as minhas ordens como Davi, o seu pai, guardou.
A morte de Salomão
Todas as outras coisas que Salomão fez, os seus atos e a sua sabedoria, estão todos registrados na História de Salomão. Ele governou quarenta anos em Jerusalém como rei de todo o povo de Israel. Salomão morreu e foi sepultado na Cidade de Davi, e o seu filho Roboão ficou no lugar dele como rei.
ago
1

Jesus e as crianças
MARCOS 10.13-16
Depois disso, algumas pessoas levaram as suas crianças a Jesus para que ele as abençoasse, mas os discípulos repreenderam aquelas pessoas. Quando viu isso, Jesus não gostou e disse: — Deixem que as crianças venham a mim e não proíbam que elas façam isso, pois o Reino de Deus é das pessoas que são como estas crianças. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem não receber o Reino de Deus como uma criança nunca entrará nele. Então Jesus abraçou as crianças e as abençoou, pondo as mãos sobre elas.

ago
2
O moço rico
MARCOS 10.17-22

Quando Jesus estava saindo de viagem, um homem veio correndo, ajoelhou-se na frente dele e perguntou: — Bom Mestre, o que devo fazer para conseguir a vida eterna? Jesus respondeu: — Por que você me chama de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém. Você conhece os mandamentos: “Não mate, não cometa adultério, não roube, não dê falso testemunho contra ninguém, não tire nada dos outros, respeite o seu pai e a sua mãe.” — Mestre, desde criança eu tenho obedecido a todos esses mandamentos! — respondeu o homem. Jesus olhou para ele com amor e disse: — Falta mais uma coisa para você fazer: vá, venda tudo o que tem e dê o dinheiro aos pobres e assim você terá riquezas no céu. Depois venha e me siga. Quando o homem ouviu isso, fechou a cara; e, porque era muito rico, foi embora triste.

ago
3

É difícil os ricos entrarem no Reino de Deus
MARCOS 10.23-27
Jesus então olhou para os seus discípulos, que estavam em volta dele, e disse: — Como é difícil os ricos entrarem no Reino de Deus! Quando ouviram isso, os discípulos ficaram espantados, mas Jesus continuou: — Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! É mais difícil um rico entrar no Reino de Deus do que um camelo passar pelo fundo de uma agulha. Quando ouviram isso, os discípulos ficaram espantadíssimos e perguntavam uns aos outros: — Então, quem é que pode se salvar? Jesus olhou para eles e disse: — Para os seres humanos isso não é possível; mas, para Deus, é. Pois, para Deus, tudo é possível.

ago
4

Os primeiros serão os últimos
MARCOS 10.28-31
Aí Pedro disse: — Veja! Nós deixamos tudo e seguimos o senhor. Jesus respondeu: — Eu afirmo a vocês que isto é verdade: aquele que, por causa de mim e do evangelho, deixar casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos ou terras receberá muito mais, ainda nesta vida. Receberá cem vezes mais casas, irmãos, irmãs, mães, filhos, terras e também perseguições. E no futuro receberá a vida eterna. Muitos que agora são os primeiros serão os últimos, e muitos que agora são os últimos serão os primeiros.

ago
5
O pedido de Tiago e João
MARCOS 10.35-40
Depois Tiago e João, filhos de Zebedeu, chegaram perto de Jesus e disseram: — Mestre, queremos lhe pedir um favor. — O que vocês querem que eu faça para vocês? — perguntou Jesus. Eles responderam: — Quando o senhor sentar-se no trono do seu Reino glorioso, deixe que um de nós se sente à sua direita, e o outro, à sua esquerda. Jesus respondeu: — Vocês não sabem o que estão pedindo. Por acaso vocês podem beber o cálice que eu vou beber e podem ser batizados como eu vou ser batizado? Eles disseram: — Podemos. Então Jesus disse: — De fato, vocês beberão o cálice que eu vou beber e receberão o batismo com que vou ser batizado. Mas eu não tenho o direito de escolher quem vai sentar à minha direita e à minha esquerda. Pois foi Deus quem preparou esses lugares e ele os dará a quem quiser.
ago
6
O Filho do Homem veio para servir
MARCOS 10.41-45
Quando os outros dez discípulos ouviram isso, começaram a ficar zangados com Tiago e João. Então Jesus chamou todos para perto de si e disse: — Como vocês sabem, os governadores dos povos pagãos têm autoridade sobre eles e mandam neles. Mas entre vocês não pode ser assim. Pelo contrário, quem quiser ser importante, que sirva os outros, e quem quiser ser o primeiro, que seja o escravo de todos. Porque até o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para salvar muita gente.
ago
7
Jesus cura o cego Bartimeu
MARCOS 10.46-52
Jesus e os discípulos chegaram à cidade de Jericó. Quando ele estava saindo da cidade, com os discípulos e uma grande multidão, encontrou um cego chamado Bartimeu, filho de Timeu. O cego estava sentado na beira do caminho, pedindo esmola. Quando ouviu alguém dizer que era Jesus de Nazaré que estava passando, o cego começou a gritar: — Jesus, Filho de Davi, tenha pena de mim! Muitas pessoas o repreenderam e mandaram que ele calasse a boca, mas ele gritava ainda mais: — Filho de Davi, tenha pena de mim! Então Jesus parou e disse: — Chamem o cego. Eles chamaram e lhe disseram: — Coragem! Levante-se porque ele está chamando você! Então Bartimeu jogou a sua capa para um lado, levantou-se depressa e foi até o lugar onde Jesus estava. — O que é que você quer que eu faça? — perguntou Jesus. — Mestre, eu quero ver de novo! — respondeu ele. — Vá; você está curado porque teve fé! — afirmou Jesus. No mesmo instante, Bartimeu começou a ver de novo e foi seguindo Jesus pelo caminho.
ago
8
Louvor a Deus, o Rei eterno
SALMO 146.1-10
Aleluia! Que todo o meu ser te louve, ó SENHOR! A vida inteira eu louvarei o meu Deus, cantarei louvores a ele enquanto eu viver. Não ponham a sua confiança em pessoas importantes, nem confiem em seres humanos, pois eles são mortais e não podem ajudar ninguém. Quando eles morrem, voltam para o pó da terra, e naquele dia todos os seus planos se acabam. Feliz aquele que recebe ajuda do Deus de Jacó, aquele que põe a sua esperança no SENHOR, seu Deus, o Criador do céu, da terra e do mar e de tudo o que neles existe! O SENHOR sempre cumpre as suas promessas; ele julga a favor dos que são explorados e dá comida aos que têm fome. O SENHOR Deus põe em liberdade os que estão presos e faz com que os cegos vejam. O SENHOR levanta os que caem e ama aqueles que lhe obedecem. O SENHOR protege os estrangeiros que moram em nossa terra; ele ajuda as viúvas e os órfãos, mas faz com que fracassem os planos dos maus. O SENHOR será Rei para sempre. Ó Jerusalém, o seu Deus reinará eternamente. Aleluia!

ago
9
Os últimos conselhos de Davi a Salomão
1REIS 2.1-4,10-12
Quando estava chegando o dia da morte de Davi, ele deu conselhos ao seu filho Salomão. Davi disse: — Está chegando o dia da minha morte. Portanto, seja corajoso e seja homem! E faça aquilo que o SENHOR, seu Deus, manda. Obedeça a todas as suas leis e mandamentos, como estão escritos na Lei de Moisés. Assim você será bem sucedido aonde quer que for e em tudo o que fizer. Se você obedecer ao SENHOR Deus, ele cumprirá a promessa que me fez. Ele me prometeu que os meus descendentes governariam Israel enquanto obedecessem cuidadosamente e fielmente aos seus mandamentos, com todo o seu coração e com toda a sua alma.
A morte de Davi
Davi morreu e foi sepultado ao lado dos seus antepassados na Cidade de Davi. Ele foi rei de Israel quarenta anos. Governou sete anos em Hebrom e trinta e três anos em Jerusalém. Salomão ficou no lugar de Davi, o seu pai, como rei, e o seu governo se fortaleceu muito.
ago
10
 Salomão pede sabedoria a Deus 
 1REIS 3.1-15
Salomão fez um acordo com Faraó, rei do Egito, casando com a sua filha. Ele a levou para morar na Cidade de Davi até que acabasse a construção do seu palácio e a construção do Templo e das muralhas em volta de Jerusalém. Ainda não havia sido construído um templo para Deus, o SENHOR, e por isso o povo ainda continuava oferecendo sacrifícios em vários altares, nos montes. Salomão amava o SENHOR e seguia os conselhos de Davi, seu pai, mas também matava animais e os oferecia em sacrifício em vários altares, nos montes. Certa vez, Salomão foi a Gibeão oferecer sacrifícios porque naquele lugar estava o altar mais famoso de todos. No passado ele havia queimado ali mil animais como sacrifício a Deus. Naquela noite, o SENHOR Deus apareceu num sonho a Salomão e perguntou: — O que você quer que eu lhe dê? Ele respondeu: — Tu sempre mostraste grande amor por Davi, meu pai, teu servo, e ele era bom, fiel e honesto para contigo. Tu continuaste a mostrar a ele o teu grande e constante amor e lhe deste um filho que hoje governa no lugar dele. Ó SENHOR Deus, tu deixaste que eu ficasse como rei no lugar do meu pai, embora eu seja muito jovem e não saiba governar. Aqui estou eu no meio do povo que escolheste para ser teu, um povo que é tão numeroso, que nem pode ser contado. Portanto, dá-me sabedoria para que eu possa governar o teu povo com justiça e saber a diferença entre o bem e o mal. Se não for assim, como é que eu poderei governar este teu grande povo? Deus gostou de Salomão ter pedido isso e disse: — Já que você pediu sabedoria para governar com justiça, em vez de pedir vida longa, ou riquezas, ou a morte dos seus inimigos, eu darei o que você pediu. Darei a você sabedoria e inteligência, como ninguém teve antes de você, nem terá depois. Mas lhe darei também o que não pediu: durante toda a sua vida, você terá riquezas e honras, mais do que qualquer outro rei. E, se você me obedecer e guardar as minhas leis e os meus mandamentos, como fez Davi, o seu pai, eu lhe darei uma vida longa. Quando acordou, Salomão compreendeu que Deus havia falado com ele no sonho. Então foi para Jerusalém, ficou diante da arca da aliança e apresentou a Deus ofertas de paz e sacrifícios que foram completamente queimados. Depois deu uma festa para todas as autoridades.

ago
11
Salomão julga um caso difícil
1REIS 3.16-28
Certo dia, duas prostitutas apresentaram-se diante do rei Salomão, e uma delas disse: — Ó rei Salomão! Eu e esta mulher moramos na mesma casa. Eu dei à luz um menino, e ela estava lá comigo. Dois dias depois do nascimento do meu filho, ela também deu à luz um menino. Somente nós duas estávamos na casa; não havia mais ninguém lá. Uma noite, ela rolou sem querer sobre o seu filho e o sufocou. Então levantou-se durante a noite, enquanto eu dormia, pegou o meu filho e o colocou na cama dela. Depois colocou o menino morto nos meus braços. No outro dia de manhã, quando eu me levantei para dar de mamar ao meu filho, vi que estava morto. Porém, quando reparei bem, percebi que não era o meu filho. Mas a outra mulher disse: — Não é verdade. Pelo contrário, meu filho é o que está vivo, e o seu é o que está morto! E a primeira mulher respondeu: — Não é, não! A criança morta é a sua, e a viva é a minha! E foi assim que discutiram na frente do rei. Então o rei Salomão disse: — Cada uma de vocês diz que a criança viva é a sua, e que a morta é da outra. Então mandou buscar uma espada e, quando a trouxeram, disse: — Cortem a criança viva pelo meio e deem metade para cada uma destas mulheres. A verdadeira mãe do menino, com o coração cheio de amor pelo filho, disse: — Por favor, senhor, não mate o meu filho! Entregue-o a esta mulher! Mas a outra disse: — Podem cortá-lo em dois pedaços! Assim ele não será nem meu nem seu. Aí Salomão disse: — Não matem a criança! Entreguem o menino à primeira mulher porque ela é a mãe dele. Todo o povo de Israel soube dessa decisão do rei Salomão, e aí todos sentiram um grande respeito por ele, pois viram que Deus lhe tinha dado sabedoria para julgar com justiça.
ago
12
 Salomão prepara a construção do templo
1REIS 5.9-14
Os meus operários levarão as toras do alto dos montes Líbanos até o mar e farão jangadas com elas. Depois as levarão beirando o litoral até o lugar que você escolher. Ali os meus operários desamarrarão as toras, e os seus operários tomarão conta delas. E eu gostaria que você fornecesse a alimentação para os meus operários. E assim Hirão forneceu a Salomão toda a madeira de cedro e de pinho que ele pediu. E cada ano Salomão forneceu a Hirão duas mil toneladas de trigo e quatrocentos mil litros de azeite de oliva puro para alimentar os homens dele. O SENHOR Deus cumpriu a sua promessa e deu sabedoria a Salomão. Havia paz entre Hirão e Salomão, e eles fizeram um acordo entre si. O rei Salomão convocou em todo o Israel um grupo de trinta mil trabalhadores forçados e pôs Adonirão como chefe deles. Salomão dividiu esses trabalhadores em três grupos de dez mil homens. Cada grupo passava um mês no Líbano e dois meses em casa.

ago
13
 Salomão constrói o Templo
1REIS 6.1-3,14-22
Quatrocentos e oitenta anos depois que o povo de Israel havia saído do Egito, no quarto ano do reinado de Salomão em Israel, no mês de zive, o segundo mês, Salomão começou a construir o Templo. O Templo media vinte e sete metros de comprimento por nove de largura, por treze e meio de altura. A sala de entrada media quatro metros e meio de comprimento por nove de largura, isto é, a mesma largura do santuário.
E assim Salomão terminou a construção do Templo.
O acabamento do Templo por dentro
As paredes do Templo foram forradas por dentro com tábuas de cedro, desde o chão até o teto, e o assoalho foi feito de pinho. Na parte de trás do Templo, foi construída uma sala interna, que foi chamada de Lugar Santíssimo. Ela media nove metros de comprimento e era separada por uma divisão feita de tábuas de cedro, que iam desde o chão até o teto. O Lugar Santo, que ficava em frente ao Lugar Santíssimo, tinha dezoito metros de comprimento. A forração de cedro era enfeitada com entalhes em forma de cabaças e de flores. Toda a parte de dentro da sala era revestida de cedro para que as pedras das paredes não ficassem aparecendo. Como já foi dito, na parte de trás do Templo foi feita uma sala, o Lugar Santíssimo, para nela ser colocada a arca da aliança de Deus. Essa sala media nove metros de comprimento por nove de largura, por nove de altura, e era toda revestida de ouro puro. O altar era revestido com tábuas de cedro. O lado de dentro do Templo era revestido de ouro, e na entrada do Lugar Santíssimo foram colocadas correntes de ouro. Essa sala também era revestida de ouro. Todo o Templo por dentro e também o altar do Lugar Santíssimo eram revestidos de ouro.
ago
14
A arca da aliança é levada para o Templo
1REIS 8.1-4,10-13
Aí o rei Salomão convocou todos os chefes das tribos e dos grupos de famílias de Israel para irem encontrar-se com ele em Jerusalém a fim de levarem a arca da aliança de Deus, de Sião, a Cidade de Davi, para o Templo. Todos os israelitas se reuniram durante a Festa das Barracas, no mês de etanim, que é o sétimo mês. Quando todos os chefes chegaram, os sacerdotes pegaram a arca da aliança e a levaram para o Templo. Os levitas e os sacerdotes levaram também a Tenda da Presença de Deus com todos os seus equipamentos para o Templo.
Quando os sacerdotes estavam saindo do Lugar Santo, uma nuvem encheu o Templo do SENHOR com a glória do SENHOR, e eles não puderam voltar para dentro a fim de realizar os seus atos de culto. Aí Salomão disse: — Tu, ó SENHOR, puseste o sol no céu embora tivesses resolvido viver entre as nuvens escuras. Mas agora eu construí para ti uma casa, um lugar onde viverás para sempre.
 
ago
15
 Salomão fala ao povo
1REIS 8.14-21
Aí Salomão virou-se, olhou para o povo, que estava todo de pé, e pediu a bênção de Deus para todos. Depois disse: — Bendito seja o SENHOR, o Deus de Israel! Pois, pelo seu poder, ele cumpriu a promessa que tinha feito a Davi, o meu pai, quando lhe disse: “Desde o dia em que tirei do Egito o meu povo de Israel, eu não escolhi nenhuma cidade de todas as tribos da terra de Israel para ali construir um templo a fim de ser adorado nele. Mas escolhi você, Davi, para governar o meu povo.” E Salomão continuou: — Davi, o meu pai, tinha planos de construir um templo para a adoração do SENHOR, o Deus de Israel, mas o SENHOR lhe disse: “Você fez bem quando planejou construir um templo para mim, mas você não o construirá. Será o seu filho quem construirá o meu Templo.” E agora Deus cumpriu a sua promessa. Eu fiquei no lugar do meu pai como rei de Israel e construí o Templo para a adoração do SENHOR, o Deus de Israel. Também separei no Templo um lugar para colocar a arca da aliança, onde estão guardadas as placas de pedra da aliança que o SENHOR Deus fez com os nossos antepassados quando os tirou do Egito.
ago
16
 Salomão ora a Deus
1REIS 8.22-30
Então, na presença de todo o povo reunido, Salomão foi e ficou em frente do altar. Levantou as mãos para o céu e disse: — Ó SENHOR, Deus de Israel! Não há Deus igual a ti em cima no céu nem embaixo na terra. Tu cumpres a aliança que fizeste com o teu povo e lhes mostras o teu amor quando eles, com todo o coração, vivem uma vida de obediência a ti. Pelo teu poder cumpriste a promessa que fizeste a Davi, o meu pai; no dia de hoje todas as palavras da tua promessa foram completamente cumpridas. E agora, ó SENHOR, Deus de Israel, eu te peço que cumpras a outra promessa que fizeste ao meu pai quando lhe disseste que sempre haveria um descendente dele governando como rei de Israel, contanto que eles te obedecessem com o mesmo cuidado com que ele obedeceu. Portanto, ó Deus de Israel, faze com que se cumpra aquilo que prometeste a Davi, o meu pai, teu servo. — Mas será que, de fato, ó Deus, tu podes morar no meio de nós, criaturas humanas, aqui na terra? Tu és tão grande, que não cabes nem mesmo no céu; como poderia este Templo que eu construí ser bastante grande para isso? Ó SENHOR, meu Deus, eu sou teu servo. Escuta a minha oração e atende os pedidos que te faço hoje. Olha de dia e de noite para este Templo, o lugar que escolheste para nele seres adorado. Ouve-me quando eu orar com o rosto virado para este lugar. Escuta as minhas orações e as orações do teu povo quando eles orarem com o rosto virado para cá. Sim, da tua casa no céu, ouve-nos e perdoa-nos.

ago
17
 Salomão abençoa o povo
1REIS 8.54-61
Depois que Salomão acabou de orar ao SENHOR Deus, ele se levantou e ficou em frente do altar, onde havia estado ajoelhado com as mãos levantadas para o céu. Então, em voz alta, pediu as bênçãos de Deus para todo o povo que estava reunido ali. Ele disse: — Bendito seja o SENHOR Deus, que deu paz ao seu povo, como havia prometido! Ele tem cumprido todas as abençoadas promessas que fez por meio do seu servo Moisés. Que o SENHOR, nosso Deus, esteja conosco assim como esteve com os nossos antepassados! Que ele nunca nos deixe, nem nos abandone! Que Deus nos faça obedientes a ele, para que sempre vivamos conforme ele quer, obedecendo a todos os mandamentos, leis e ensinos que ele deu aos nossos antepassados! Que o SENHOR, nosso Deus, lembre sempre desta oração e dos pedidos que eu lhe fiz! Que ele sempre tenha misericórdia do povo de Israel e do seu rei, de acordo com o que precisarem! E assim todas as nações do mundo ficarão sabendo que somente o SENHOR é Deus e que não há nenhum outro. Que vocês sejam sempre fiéis ao SENHOR, nosso Deus, obedecendo a todos os seus mandamentos e leis, como fazem hoje!

ago
18
 A inauguração do Templo
1REIS 8.62-66
Então o rei Salomão e todo o povo que estava ali ofereceram sacrifícios a Deus, o SENHOR. Ele ofereceu em sacrifício vinte e dois mil bois e cento e vinte mil ovelhas como ofertas de paz. E assim o rei e todo o povo dedicaram o Templo ao serviço do SENHOR. Naquele mesmo dia Salomão separou, a fim de ser sagrada para Deus, a parte central do pátio que ficava em frente ao Templo. Ali ele apresentou as ofertas que foram completamente queimadas, as ofertas de cereais e a gordura dos animais que haviam sido trazidos como ofertas de paz. Salomão fez isso porque o altar de bronze era muito pequeno para todas essas ofertas. Naquela ocasião, ali no Templo, Salomão e todo o povo de Israel comemoraram durante sete dias a Festa das Barracas. O povo era uma enorme multidão de pessoas que tinham vindo do país inteiro, desde a subida de Hamate, no Norte, até a fronteira do Egito, no Sul. No oitavo dia Salomão mandou o povo para casa. Todos pediram as bênçãos de Deus para ele e foram embora, felizes por causa de todas as coisas boas que o SENHOR Deus tinha dado ao seu servo Davi e ao seu povo de Israel.


ago
19
 A visita da rainha de Sabá
1REIS 10.1-13
A rainha de Sabá ouviu falar da fama de Salomão e foi até Jerusalém a fim de pô-lo à prova com perguntas difíceis. Ela chegou com um grande grupo de servidores e também com camelos carregados de especiarias, pedras preciosas e uma grande quantidade de ouro. Quando se encontrou com Salomão, ela lhe fez todas as perguntas que pôde imaginar. Ele respondeu a todas; não houve nenhuma que fosse difícil demais para ele responder. A rainha de Sabá ouviu a sabedoria de Salomão e viu o palácio que ele havia construído. Ela viu a comida que era servida na mesa dele, viu os apartamentos dos seus altos funcionários, a organização do pessoal que trabalhava no palácio e os uniformes que eles usavam. Viu os empregados que o serviam nas festas e os sacrifícios que ele oferecia no Templo. Isso tudo a deixou de boca aberta e muito admirada. Então ela disse ao rei Salomão: — Tudo aquilo que eu ouvi no meu país a respeito de você e da sua sabedoria é, de fato, verdade. Porém eu não pude acreditar até que vim e vi com os meus próprios olhos. Acontece que não tinham me contado nem a metade. A sua sabedoria e a sua riqueza são muito maiores do que ouvi dizer. Como são felizes as suas esposas! Que sorte têm os seus servidores, que estão sempre ao seu lado e têm o privilégio de ouvir os seus sábios provérbios! Bendito seja o SENHOR, seu Deus, que ficou tão contente com você, que o tornou rei de Israel! O amor dele por Israel é eterno; por isso, ele o tornou rei de Israel, para que você possa manter a lei e a justiça. Ela entregou ao rei os presentes que havia trazido: mais de quatro mil quilos de ouro e uma grande quantidade de especiarias e pedras preciosas. Nunca mais veio uma quantidade tão grande de especiarias como a que a rainha de Sabá deu a Salomão. (Os navios de Hirão, que haviam trazido ouro da terra de Ofir, também trouxeram de lá uma grande quantidade de madeira de sândalo e pedras preciosas. Salomão usou a madeira para fazer corrimãos para o Templo e para o palácio e também fez harpas e liras para os músicos. Foi a primeira vez que se viu essa madeira em Israel, e até hoje nunca mais se viu ali madeira igual àquela.) O rei Salomão deu à rainha de Sabá tudo o que ela quis e pediu, além de todos os outros presentes de costume. Então a rainha e os seus servidores voltaram para Sabá, a sua terra.


ago
20
 Salomão afasta-se de Deus
1REIS 11.1-13
Salomão amou muitas mulheres estrangeiras. Além da filha do rei do Egito, ele casou com mulheres heteias e com mulheres dos países de Moabe, Amom, Edom e Sidom. Casou com elas, mesmo sabendo que o SENHOR Deus havia ordenado aos israelitas que não casassem com mulheres estrangeiras porque elas fariam com que os corações deles se voltassem para outros deuses. Salomão casou com setecentas princesas e também teve trezentas concubinas. Elas fizeram com que ele se afastasse de Deus e, quando ele já estava velho, fizeram com que o seu coração se voltasse para deuses estrangeiros. Ele não foi fiel ao SENHOR, seu Deus, como Davi, o seu pai, havia sido. Salomão adorou Astarote, a deusa de Sidom, e Moloque, o nojento deus de Amom. Ele pecou contra o SENHOR e não foi fiel a ele como Davi, o seu pai, havia sido. Na montanha que ficava a leste de Jerusalém, ele construiu um lugar para a adoração de Quemos, o nojento deus de Moabe, e um lugar para a adoração de Moloque, o nojento deus de Amom. Também construiu lugares de adoração, onde todas as suas mulheres estrangeiras queimavam incenso e ofereciam sacrifícios aos seus próprios deuses. O SENHOR, o Deus de Israel, havia aparecido a Salomão duas vezes e lhe havia ordenado que não adorasse deuses estrangeiros. Mesmo assim, Salomão não obedeceu ao SENHOR, mas afastou-se dele. Por isso, o SENHOR ficou muito irado com Salomão e disse: — Você quebrou a sua aliança comigo e desobedeceu aos meus mandamentos; por isso, eu vou tirar o reino de você e vou dá-lo a um dos seus oficiais. No entanto, por amor a Davi, o seu pai, eu não farei isso enquanto você estiver vivo, mas durante o reinado do seu filho. E não tomarei dele o reino inteiro, mas deixarei que ele fique com uma tribo, por causa do meu servo Davi e por causa de Jerusalém, que escolhi para ser a minha cidade.



ago
21
 A promessa de Deus a Jeroboão
1REIS 11.26-33,41-43
Houve outro homem que se virou contra o rei Salomão. Foi Jeroboão, filho de Nebate, que era de Zereda, no território da tribo de Efraim. Jeroboão era oficial de Salomão, e a sua mãe era uma viúva chamada Zerua. Esta é a história da revolta de Jeroboão: Salomão estava aterrando o lado leste da cidade de Jerusalém e consertando as muralhas da cidade. Jeroboão era um jovem capaz, e Salomão viu que ele trabalhava com vontade. Então o colocou como encarregado de todos os trabalhadores forçados do território das tribos de Manassés e Efraim. Um dia Jeroboão saiu de Jerusalém em viagem, e o profeta Aías, de Siló, se encontrou com ele sozinho na estrada, no meio do campo. Então Aías tirou a capa nova que estava usando, cortou-a em doze pedaços e disse a Jeroboão: — Fique com dez pedaços porque o SENHOR, o Deus de Israel, está lhe dizendo o seguinte: “Eu vou arrancar o reino da mão de Salomão e vou dar dez tribos a você. Salomão ficará com uma tribo por causa do meu servo Davi e por causa de Jerusalém, a cidade que escolhi em toda a terra de Israel para ser minha. Vou fazer isso porque Salomão me rejeitou e tem adorado deuses estrangeiros: Astarote, a deusa de Sidom, Quemos, o deus de Moabe, e Moloque, o deus de Amom. Salomão tem me desobedecido; ele tem agido de maneira errada e não tem guardado as minhas leis e as minhas ordens como Davi, o seu pai, guardou.
A morte de Salomão
Todas as outras coisas que Salomão fez, os seus atos e a sua sabedoria, estão todos registrados na História de Salomão. Ele governou quarenta anos em Jerusalém como rei de todo o povo de Israel. Salomão morreu e foi sepultado na Cidade de Davi, e o seu filho Roboão ficou no lugar dele como rei.



ago
22
O valor dos provérbios
PROVÉRBIOS 1.1-7
Provérbios de Salomão, filho de Davi e rei de Israel. Estes provérbios nos ajudam a dar valor à sabedoria e aos bons conselhos e a entender os pensamentos mais profundos. Eles nos ensinam a vivermos de maneira inteligente e a sermos corretos, justos e honestos. Podem também tornar sábia uma pessoa sem experiência e ensinar os moços a serem ajuizados. Estes provérbios aumentam a sabedoria dos sábios e orientam os instruídos, fazendo que entendam o significado escondido dos provérbios e dos ditados e compreendam os mistérios que os estudiosos procuram explicar. Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o SENHOR. Os tolos desprezam a sabedoria e não querem aprender.

 
ago
23
A sabedoria é preciosa
PROVÉRBIOS 3.13-16
 
Feliz é a pessoa que acha a sabedoria e que consegue compreender as coisas, pois isso é melhor do que a prata e tem mais valor do que o ouro. A sabedoria é mais preciosa do que as joias; tudo o que a gente deseja não se pode comparar com ela. A sabedoria oferece uma vida longa e também riquezas e honras.
 


Pv. 2:12 dizA Sabedoria te livrará do mau caminho e dos homens que dizem coisas perversas”;
Pv. 4:6-7 dizNão desampares a sabedoria, e ele te protegerá, ama-a,e ela te guardará”;
Pv. 4:8-9 diz Estima a sabedoria e ela te exaltará, abraça-a e ela te honrará. Ela dará à tua cabeça uma grinalda de graça, e uma coroa de glória te entregará”;
Pv. 2:7 diz O Senhor reserva a sabedoria para os retos, escudo é para os que caminham na sinceridade”;
Pv. 1:7 diz O temor do Senhor é o princípio da sabedoria”.
Tg. 1:5 diz Ora, se alguém de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que todos dá liberalmente, e  não censura, e ser-lhe-á dada”.
 ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,
saladopai.blogspot.com.br
 Busque a sabedoria (Parte 2)  Busque a sabedoria (Parte 3)

Busque a sabedoria (Parte 1)


"Eu sou a Sabedoria; sou mais preciosa do que as joias. Tudo o que você deseja não pode se comparar comigo." (Provérbios 8.11)


- A sabedoria é um tesouro valioso que pode ser encontrado por aqueles que a buscam. Não podemos compará-la com nada neste mundo. Afinal, ela significa pôr em prática aquilo que sabemos - aplicar o conhecimento à nossa vida. Você conhece alguém que agiu sem sabedoria e teve sérios problemas? O tolo e o sem juízo não a consideram antes de agir, não ouvem conselhos, nem se importam com as consequências dos seus atos. Se você quer ser sábio e conduzir-se corretamente, siga essa série de três partes para descobrir como encontrar a mais preciosa das virtudes
- Todos nós, um dia, precisamos tomar decisões e fazer escolhas importantíssimas na vida. Escolhas estas que podem determinar nosso futuro. Uma escolha errada poderá ser irreversível e trazer danos irreparáveis para o resto da vida. Imagine o que poderá acontecer com uma pessoa que se sente "dona do seu nariz", não ouve conselhos e acha que liberdade é fazer tudo o que vem na cabeça. Os prejuízos que ela tem são incontáveis. Mas quem acha a sabedoria encontra a vida. (Pv 3.22)
- Muitos vão para a escola, passam anos estudando adquirem muito conhecimento, mas não têm sabedoria. A sabedoria não se adquire numa sala de aula ou em uma biblioteca. Ela se encontra em Deus, a fonte de sabedoria. "É o Senhor quem dá a sabedoria; a sabedoria e o entendimento vêm dele" (Pv 2.6)
- A sabedoria é uma capacidade especial dada por Deus que nos faz discernir entre o certo e o errado. Quem deseja encontrá-la precisa pedir a Deus em oração. "Mas, se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus e ele a dará porque é generoso e dá com bondade a todos" (Tg 1.5)
,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,



                       Este artigo foi publicado na Revista Alvorada agosto/setembro de 2012

O livro de Provérbios foi escrito por Salomão e está registrado que ele compôs três mil provérbios (1 Reis 4.32), porém foram registrados 560 apenas. Fazendo um resumo, a sabedoria em Provérbios instrui a respeito da família, da juventude, da fidelidade conjugal, da honestidade, do trabalho diligente, da generosidade, da justiça, da retidão e do valor de um amigo. Dia 20 de julho é comemorado o Dia do Amigo. Vale à pena pensarmos neste assunto.
Abraham Lincoln escreveu: “A melhor parte da vida de uma pessoa é constituída de suas amizades”. Santo Agostinho disse ser a amizade "tão verdadeira e tão vital que nada mais santo e vantajoso se pode desejar no mundo". Quem não se lembra da amizade dos Três Mosqueteiros, a lealdade entre Batman e Robin, das estripulias da Turma da Monica e recentemente na tela dos cinemas a união contra o mal dos Vingadores? Todos estes personagens citados mostram a vital necessidade de termos amigos.
A revista Veja publicou uma reportagem com o título Com a ajuda dos meus amigos, onde afirma que “a maioria das pessoas passa no trabalho 70% do tempo em que estão acordadas. Quem trabalha fora costuma conviver mais com os colegas e com o chefe do que com a própria família. Portanto, ter alguém com quem conversar, trocar confidências, pedir conselhos ou mesmo partilhar um olhar de cumplicidade faz toda a diferença”.
Selecionei alguns provérbios que falam do valor de um amigo para nossa reflexão:

  “Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão.” (Provérbios 17.17).
O que esse texto está dizendo é que um irmão não é apenas aquele que nasce da mesma mãe, que faz parte da mesma família. Não é apenas o irmão biológico. Um irmão pode ser aquele que entra em sua história e se torna irmão em um momento de dor, de angústia e desespero. Ele era um amigo, mas tornou-se seu irmão exatamente no tempo de angústia. “Em todo tempo ama o amigo”. Amar o amigo é estar presente, é estar junto tanto nos momentos de alegria quanto nos de angústia. É abraçá-lo em seu aniversário, mas também saber confortá-lo pela perda de um ente querido. É estar disposto a caminhar com ele quando aparentemente parece que não há caminho a seguir; quando ele está em pecado e está lá embaixo, no abismo. É nesta hora que ele mais precisa de um verdadeiro irmão. Este é o momento de estarmos juntos. É nesta hora que se faz o irmão. É por isto que a Palavra diz: “E na angústia se faz o irmão.”
Charles Spurgeon disse: “A amizade é uma das mais doces alegrias da vida. Muitos poderiam ter sucumbido sob a amargura de suas provações, se não tivessem encontrado um amigo”. Amigo de verdade é aquele que ouve e compreende quando você compartilha seus mais profundos sentimentos; apóia-o quando você está em dificuldades; corrige-o, com amor e carinho quando você erra; perdoa quando você fracassa. Um amigo de verdade estimula o seu crescimento pessoal e o leva a explorar todo o seu potencial. Richard Exley disse “comemora os seus sucessos como se dele fossem”.
Na vitória é muito fácil se fazer amigos. Quando o dinheiro está sobrando e se está lá em cima, no topo, é muito fácil ter amigos. Mas quando se está lá embaixo, quando a angústia chega, quem se revela como verdadeiro irmão? Quando o marido foi embora, quando a esposa traiu, ou o desemprego bateu à sua porta ou a enfermidade chegou sem avisar, quem se dispõe a caminhar junto como um irmão de verdade? Nesses momentos, quando até mesmo a relação de amor com Deus é questionada é exatamente quando o amigo deve chegar e se mostrar como irmão.
Existe uma canção que tem se destacado no meio evangélico que se chama O Poder de Uma Aliança da cantora Ludmila Ferber. Está música traz uma linda reflexão sobre o valor de uma amizade: “Antes das honras e das conquistas o amigo está conosco; O amigo sabe quem a gente é; O amigo sabe o nível das batalhas que nós temos; O amigo sabe o nível dos limites que rompemos; O amigo fica firme ao conhecer nossa fraqueza; O amigo está presente para nos fortalecer; O amigo está lá quando a dor é violenta; O amigo está lá e vê a força da tormenta; O amigo fica junto e permanece assim, de pé; Conhecendo as nossas crises e nos sustentando em fé; O poder de uma aliança como essa; Inabalável é; Deus constrói nosso caráter bem dessa maneira; Inabalável diante das lutas; Inabalável e fiel; Inabalável apesar das diferenças; Inabalável, inabalável e fiel”.

“O homem que tem muitos amigos sai perdendo; mas há amigo mais chegado do que um irmão.” (Provérbios 18.24).
Um homem pode ter muitas pessoas ao seu lado que se dizem seus amigos, mas que, de fato, são amigos apenas de seus bens. Esse homem sai perdendo porque não pode contar com nenhum deles se acaso lhe faltar os bens. Já vimos que na angústia é que se faz o irmão, mas a Bíblia, aqui, diz que há amigo mais chegado que um irmão. E isso foi realidade na vida de Jesus. Ele é o nosso maior amigo, mais chegado, mais íntimo que todo bom irmão que possamos ter aqui nesta terra. Ele deu a sua vida por amor a nós sem que o merecêssemos. E nós devemos nos espelhar no Senhor Jesus para que sejamos este amigo mais chegado que um irmão.
Ouvi a história de dois homens que cresceram juntos e eram grandes amigos. Embora Jim fosse um pouco mais velho do que Phillip e quase sempre assumisse o papel de líder, eles faziam tudo juntos, chegando até a cursar o ensino médio e a faculdade. Quando se formaram, decidiram ingressar no corpo de fuzileiros navais. Por uma série de circunstâncias, eles foram na verdade, enviados juntos para a Alemanha, onde combateram lado a lado em uma das mais ameaçadoras guerras da História. Certo dia de calor escaldante, durante uma feroz batalha, em meio a pesado tiroteio, bombardeio e combate nas proximidades, eles receberam a ordem para “bater em retirada”. Enquanto os combatentes retornavam às pressas, Jim notou que Phillip não estava entre eles. Seu coração foi tomado pelo pânico. Jim sabia que, se Phillip não estivesse de volta em um ou dois minutos, ele não aguentaria. Jim implorou a seu comandante que o deixasse ir atrás de seu amigo, mas horrorizado, o comandante recusou o pedido dizendo que aquilo seria suicídio. Arriscando a própria vida, Jim desobedeceu à ordem e saiu à procura de Phillip. Com o coração palpitando, orando e sem fôlego, ele corria em meio ao tiroteio, gritando por Phillip. Pouco tempo depois, seu pelotão o viu atravessando com dificuldade o campo, carregando nos braços um corpo inerte. O comandante de Jim o repreendeu, gritando que aquilo era perda de tempo e um enorme risco: - O seu amigo está morto, e não havia nada que você pudesse fazer por ele ali. - Não, senhor, o senhor está enganado - respondeu Jim. — Sabe? Cheguei lá em tempo. Antes de morrer, suas últimas palavras foram: “Eu sabia que você viria.”

“Não abandones o teu amigo, nem o amigo de teu pai, nem entres na casa de teu irmão no dia da tua adversidade. Mais vale o vizinho perto do que o irmão longe.” (Provérbios 27.10).    
Além dos amigos que fazemos, recebemos amigos de herança dos nossos pais, e a Palavra nos diz para não os abandonarmos. E ainda diz mais, que o vizinho perto é muito mais precioso do que o irmão longe. Paulo tinha amigos, mas quando eles o traíam, Paulo sofria. Houve um momento quando ele disse: “Porque Demas, tendo amado o presente século, me abandonou e se foi para Tessalônica; Crescente foi para a Galácia, Tito, para a Dalmácia. Somente Lucas está comigo.” (2 Timóteo 4.10-11). Momento de abandono, mas que Paulo superou na força do Senhor. Lucas foi para Paulo o amigo mais chegado que um irmão. Gente precisa de gente!
A Palavra também diz para não abandonarmos o amigo de nosso pai. Talvez seu pai já tenha morrido, mas os amigos dele ainda estão vivos e de vez em quando ligam para você, ou você os encontra. O problema é que, muitas vezes, você não quer nada com os amigos do seu pai. Mas não os esqueça, não os abandone, conserve os vínculos, pois isso é bom, porque é assim nos orienta a Palavra de Deus: “Mais vale o vizinho perto do que o irmão longe.”

“Como o ferro com o ferro se afia, assim, o homem, ao seu amigo.” (Provérbios 27.17).
Quem afia o homem? Na verdade, é Deus que faz toda boa obra em nós (Filipenses 1.6), porém Ele usa os amigos para nos afiar. Os amigos fazem com que nos sintamos úteis e são capazes de nos dizer verdades que outras pessoas não teriam liberdade para falar.
Sem amigos, nada tenho (Billie Holiday). Se tivermos amigos mais chegados que um irmão, certamente vamos ouvi-lo. Não vamos considerar a sua exortação como uma intromissão em nossa vida, mas como um conselho valioso de alguém que nos ama de verdade: “O olhar de amigo alegra ao coração; as boas-novas fortalecem até os ossos.” (Provérbios 15.30)

"Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau" (Provérbios 13:20).
Será que existem boas amizades e perigosas amizades? Nossas companhias são como os botões de um elevador, podem tanto nos conduzir para cima como para baixo. Mas quem são os bons amigos? Quais os sinais de uma perigosa amizade?
AMIZADES SAUDÁVEIS
AMIZADES PERIGOSAS
Amizade saudável é aquela que nos leva para Deus e quer o nosso bem. “Dize-me com quem andas, e te direi quem és”. (Provérbio Francês)
“Não se deixem enganar: as más companhias corrompem os bons costumes" (1 Coríntios 15.33)
Andando sempre num caminho correto: “Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.”. (Provérbios 4.18)
“Vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus”. (Tiago 4.4).
“Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.” (Salmo 1.1)
“Filho meu, não te ponhas a caminho com eles; guarda das suas veredas os pés; porque os seus pés correm para o mal e se apressam a derramar sangue”. (Provérbios 1.15-16)






TEXTO BÍBLICO – JOÃO 15.1-8
15.1   Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. 15.2   Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda. 15.3   Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado; 15.4   permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim. 15.5   Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 15.6   Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam. 15.7   Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito.15.8   Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos.
SÉRIE
Estamos na Terça da Esperança uma nova série de pregações. O tema é: Os sete “Eu Sou” de Jesus. Jesus Cristo no evangelho de João disse por sete vezes está afirmação: Eu Sou.
 1. “Eu sou o pão da vida” (6.35)
2. “Eu sou a luz do mundo” (8.12; 9.5)
3. “Eu sou a porta” (10.7, 9)
4. “Eu sou a ressurreição e a vida” (11.25)
5. “Eu sou o caminho, a verdade, e a vida” (14.6)
6. “Eu sou a videira verdadeira” (15.1)
7. “Eu sou o bom pastor” (10.11)
Na 1 semana da série pensamos no que Jesus disse: “Eu sou o pão da vida”. No capítulo seis, Jesus se viu às voltas com a tarefa de alimentar mais de cinco mil pessoas famintas. André apresentou a Jesusum garoto que trouxera um lanche — cinco pães e dois peixes (6.9). Servindo-se daquele escasso lanche, Jesus deu de comer ao povo e satisfez a necessidade física daquela multidão (6.12). Quando o povo retornou no dia seguinte, obviamente em busca de mais uma refeição grátis, o Senhor os advertiu dizendo: Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que subsiste para a vida eterna (6.27). Então, passou a ensinar-lhes a respeito de sua necessidade espiritual, e declarou: “Eu sou o pão da vida” (6.35). A motivação daquelas pessoas estava errada (6.26). Ao virem até ele apenas para buscar o pão físico, não se aperceberam do significado do milagre.

Na 2 semana refletimos no “Eu sou a luz do mundo”. Você já parou para pensar a necessidade da luz. Lembro-me de dias que acaba a luz em casa e ficamos naquela escuridão, como fica difícil se movimentar dentro da casa. Acabamos por “chutar” o pé da cama acertando o nosso dedinho do pé e aquela dor insuportável. Sem luz a vida fica difícil. Pode ser num sítio, numa fazenda, lá existe uma lamparina, uma vela, algo que possa iluminar nosso caminho. Jesus era um professor espetacular. Usava símbolos do nosso cotidiano para falar de verdades eternas. Ao dizer que ele era a luz do mundo, as pessoas conseguiam entender que o que ele estava querendo dizer é que ele era genuinamente Deus.

Terceira semana falamos sobre Eu sou a porta. Fizemos um paralelo entre Jesus e o ladrão: 10.10   O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. Jesus afirmou categoricamente: 10.9   Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem.

Na quarta semana, “Eu sou a ressurreição e a vida”. Falamos da família enlutada de Marta e Maria que recebeu esta palavra de Jesus: 11.25   Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; 11.26   e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente.
Jesus disse: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; Algumas pessoas têm dito: “Pastor, todas as religiões são certas e boas. A pessoa apenas tem seguir uma corretamente”. Porém, não é isso que a Bíblia ensina. A Bíblia ensina que Deus estabeleceu uma única maneira de o homem chegar-se a Deus: Jesus Ele não é uma senda incerta, uma trilha insegura, um atalho duvidoso, uma estrada perdida, uma rota dentre outras, um caminho qualquer, mas o Caminho. Não existem vários caminhos para Deus. Não existem várias sendas para a bem-aventurança eterna. Jesus é o único caminho para o Pai. Ele é a única vereda que nos conduz à eternidade de glória. Fora dele ninguém pode chegar ao céu. Jesus é o único mediador entre Deus e os homens. Ele é o caminho, ele é a porta, ele o único que pode nos tomar pela mão e nos reconciliar com Deus.
EU SOU A VIDEIRA
15.1   Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor.
Porque Jesus se apresentou como uma videira?
Videira, vinha ou parreira é uma trepadeira da família das vitáceas, com tronco retorcido, ramos flexíveis, folhas grandes e repartidas em cinco lóbulos pontiagudos, flores esverdeadas em ramos, e cujo fruto é a uva. Sabemos que o vinho era muito apreciado nos dias de Jesus, tanto que seu primeiro milagre foi transformar água em vinho num casamento em Caná da Galiléia. O próprio símbolo da sua morte e ressurreição é o pão e o vinho.
Interessante saber que a uva possuem diversas propriedades benéficas à saúde. Elas protegem o sistema circulatório e o coração; têm propriedades antioxidantes, o que significa que impedem a ação de radicais livres no organismo; apresentam características antiinflamatórias; inibem a aglomeração das plaquetas sangüíneas, reduzindo os riscos de ocorrência de infartos e derrames; além de impedir alguns processos desencadeadores do câncer. A fruta ainda é boa fonte de vitamina C e do complexo B, rica em minerais como magnésio, enxofre, ferro, cálcio e fósforo.
                1 - AQUELE QUE NÃO DÁ FRUTO v.2
15.2   Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta;
Alguns cristãos passam anos da vida sem produzir frutos.
Muitos estudiosos da Bíblia interpretam o v. 2 como se um crente não produz fruto ele não pode ser um cristão verdadeiro, ou seja, sua ligação com Cristo é apenas aparente. Esses pensam que estas pessoas estão ligadas a Cristo apenas por um ritual ou membresia de uma igreja, sem jamais ter nascido de novo. São pessoas que não têm a graça de Deus no coração. A união deles com Cristo é nominal e não real. Eles têm o nome de que vivem, mas estão mortos. Onde não há fruto, não há vida.
A palavra cortar pode ser traduzida por levantar. “Levantar” sugere uma imagem de um agricultor se abaixando para erguer um galho. Os galhos novos têm a tendência de ir para baixo e crescer perto do chão. Mas eles não produzem fruto ali. Quando os galhos crescem junto ao chão, as folhas ficam cobertas de poeira. Quando chove, ficam cheias de lama e mofam. O galho, então, adoece e fica inútil.
E o que se pode fazer? Cortar e jogar fora o ramo? De jeito nenhum! O ramo é valioso para ser cortado. Ele precisa ser lavado e levantado e amarrado de volta aos outros ramos e logo começará a frutificar. Quando os galhos caem na terra, Deus não os joga fora nem os abandona. Ele levanta os galhos, os limpa e os ajuda novamente a vicejar. Para o cristão, o pecado é como a sujeira que cobre as folhas da parreira. O ar e a luz não conseguem penetrar. O galho fica inerte e o fruto não se desenvolve. Como o nosso Viticultor nos levanta da lama e da tristeza? Como ele faz um galho estéril produzir fruto?

O PROPÓSITO DA DISCIPLINA
O propósito da disciplina é limpá-lo e levantá-lo para que você viva uma vida frutífera para a glória de Deus. A disciplina é um ato doloroso, mas um ato de amor. A disciplina não é agradável nem para o filho, nem para o Pai, mas a disciplina é a demonstração de um amor responsável. A disciplina é o método de Deus para tirar você de esterilidade.
“Filho meu, não rejeites a disciplina do SENHOR, nem te enfades da sua repreensão. Porque o SENHOR repreende a quem ama, assim como o pai, ao filho a quem quer bem”. (Pv 3.11-12)
GRAUS DA INTERVENÇÃO DISCIPLINAR
1. REPREENSÃO  – “Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor” (Hebreus 12.5) – Uma repreensão é uma advertência verbal. Temos ouvido a repreensão de Deus através da leitura da Bíblia, através dos cultos e das mensagens que temos ouvido, e do convencimento do Espírito.
2. REPROVAÇÃO – v. 5 – “Nem desmaieis quando por ele és reprovado” – A reprovação é um ato mais severo na disciplina. É grande um pai manda um filho sair da mesa por não ter atendido a repreensão verbal.
3. AÇOITE – v. 6 – “E açoita a todo filho a quem recebe” – C. S. Lewis disse que Deus sussurra por meio do prazer, mas grita por intermédio da dor. Deus está pronto até mesmo a açoitar os seus filhos para não vê-los perecer.
2 - AQUELE QUE DÁ FRUTO v.2
 e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda.
Depois que Jesus contou aos discípulos como o Viticultor cuida do ramo estéril, ele pegou um ramo que demonstrava crescimento desordenado, mas produzia apenas alguns cachos de uvas (João 15:2).
O Viticultor sabe que para conseguir mais frutos da vide é preciso ir contra a tendência natural da planta. Por causa da tendência da uva em crescer vigorosamente, muitos galhos têm de ser cortados a cada ano. As parreiras podem ficar tão densas que a luz solar não alcança a área em que o fruto deve formar-se. Deixada livre, a parreira sempre favorecerá mais crescimento de folhagem do que de uvas. É por essa razão que o viticultor corta os brotos desnecessários, independentemente de quanto pareçam vigorosos, pois o único propósito da vinha são as uvas.
Um viticultor usa 4 expedientes na poda: 1. Remove os brotos mortos e prestes a morrer; 2. Garante que o sol chegue aos galhos cheios de frutos; 3. Corta a folhagem luxuriante que impede a produção de frutos; 4. Corta os brotos desnecessários, independente do quanto pareçam viçosos. Deus como Viticultor segue o mesmo processo em nossa vida: Ele corta partes da nossa vida que roubam a nossa vitalidade e nos impede de frutificar. O Viticultor procura tanto a quantidade quanto a qualidade.
DISCIPLINA X PODA
A disciplina tem a ver com o pecado e a poda tem a ver com a nossa vida. A disciplina é para nos corrigir e nos trazer de volta para o caminho; a poda é para sermos mais produtivos. Deus nos disciplina quando estamos fazendo algo errado; Deus nos poda quando estamos fazendo algo certo. Deus nos disciplina para darmos fruto; ele nos poda para darmos mais frutos. Na disciplina o que precisa ser retirado é o pecado; na poda o que precisa ser retirado é o eu. A disciplina termina quando nos arrependemos do pecado; a poda só termina quando Deus concluir sua obra em nós na glorificação.
Os cristãos mais frutíferos são aqueles que mais tem sido podados pela tesoura de Deus. Os viticultores podam as vinhas com maior frequência com o passar dos anos. Sem a poda a planta enfraquece, a colheita diminui.

SEM JESUS NÃO PODEMOS DAR FRUTO v. 3-5
15.3   Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado; 15.4   permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim.  15.5   Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
HISTÓRIA DA PRISÃO (CRISTÃO X ATEU)
Fora da videira o ramo é estéril, é inútil. Contudo, quando o ramo está ligado à videira, sendo podado na hora certo, ele produz muito fruto.

5.22   Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, 5.23   mansidão, domínio próprio. (Galatas 5.22-23).
AMOR
Não deveria haver nada mais característico no cristão do que o amor. "Nisto conhecerão todas que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros" (João 13:35).
ALEGRIA
Voltando do túmulo do seu jovem filho sua mãe escreveu: "Há lágrimas em nossos olhos, mas alegria em nosso coração". A alegria que o Espírito põe em nosso coração está acima das circunstâncias. Podemos ter alegria mesmo nas situações mais difíceis. Paulo escreveu na prisão a chamada carta da alegria: Fiipenses.
PAZ
Há diferentes tipos de paz: a paz de um cemitério, a paz trazida por tranqüilizantes. Mas para o cristão paz não é simplesmente ausência de conflito ou qualquer outro estado artificial que o mundo pode oferecer. É a paz profunda e permanente que Jesus Cristo traz ao nosso coração. Ele a descreve em João 14:27: "– Deixo com vocês a minha paz; a minha paz lhes dou, não como o mundo costuma dar" (BLH).
LONGANIMIDADE, PACIÊNCIA
Vem de uma palavra grega que tem a idéia de imperturbabilidade diante de provocações. A palavra aqui é paciência com pessoas. É um ânimo espichado ao máximo. Crisóstomo dizia que longanimidade é o espírito que tem o poder de vingar-se, mas nunca o faz. É a pessoa que aguenta o insulto sem amargura nem lamento.
BONDADE
Benignidade, ou ternura, ou delicadeza, é o segundo gomo do fruto que aparece externamente. Este termo vem de uma palavra grega que entende toda a nossa natureza permeada de gentileza.
FIDELIDADE
A mesma palavra aparece em Tito 2:10; a Escritura elogia muito este traço de caráter. Fidelidade nas coisas pequenas é um dos teste de caráter mais seguros, como num Senhor mostra na parábola dos talentos: "Foste "fiel no pouco, sobre o muito te colocarei" (Mat. 25:21).
MANSIDÃO
A palavra mansidão (humildade, na Bíblia na Linguagem de Hoje) vem de uma palavra grega que significa "brando; ser suave no trato com outros". Jesus disse: "Felizes os humildes, porque receberão o que Deus tem prometido" (Mat. 5:5). Em nenhum lugar da Escritura esta palavra implica em desânimo ou timidez. Nos templos bíblicos mansidão ou humildade significava muito mais do que na nossa língua hoje em dia. Continha a idéia de ser domesticado, como um cavalo selvagem que foi controlado.
DOMÍNIO PRÓPRIO
A falta de domínio próprio já derrubou reis e tiranos. A história ilustra isto. Alguém disse uma vez: "Existem homens que podem comandar exércitos, mas não podem comandar a si mesmos. Existem homens que com suas palavras inflamadas podem cativar multidões, que não conseguem ficar quietos diante de provocações ou insultos. O maior sinal de nobreza é o domínio próprio. Ele é mais sinal de realeza do que coroa e púrpura."
3 - AQUELE QUE DÁ MUITO FRUTO v.5-8
15.6   Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam. 15.7   Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito.15.8   Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos.
O foco aqui é permanecer em Cristo. Nesses seis versos, a palavra aparece dez vezes. Este é o pensamento central de Jesus. O segredo para uma vida transbordante não é fazer mais por Jesus, mas estar mais com Jesus. O desafio da permanência é passar dos deveres para um relacionamento vivo com Deus.
Nos comentários finais de Jesus na vinha, ele desviou totalmente a atenção de seus discípulos da atividade, para o relacionamento com ele. Depois da disciplina para remover o pecado. Depois da poda para mudar as prioridades. Agora Jesus diz que o segredo da vida abundante é permanecer nele.
Jesus é a videira. Jesus é o tronco onde o galho precisa buscar sua seiva para frutificar. Quanto maior a conexão do ramo com o tronco, maior é a capacidade desse ramo produzir. A vida, a força, o vigor, a beleza e a fertilidade do ramo está na sua permanência no tronco. Em nós mesmos não temos vida, nem força, nem poder espiritual. Tudo o que somos, sentimos e fazemos vêm de Cristo. Ele é a fonte. Jesus disse: “Sem mim, nada podeis fazer”, ao mesmo tempo o apóstolo Paulo disse: “Tudo posso em Jesus, aquele que me fortalece”.
O propósito de Deus não é que você faça mais por ele, mas que você escolha estar mais com ele. Permanecer significa ligar-se intimamente. Como podemos ter mais intimidade com Jesus: 1) Levantar mais cedo para meditar na Palavra e orar – pastor da Koréia: “No mundo inteiro as pessoas levantam cedo para ganhar dinheiro…”. Todas as pessoas na história que tiveram intimidade com Deus levantavam cedo para buscar a face de Deus. 2) Consagrar o seu domingo para Deus para oração e devoção.
Deus está mais interessado em nossa vida do que no nosso trabalho. Deus está mais interessado em relacionamento do que em atividade. Ele quer você mais do que suas obras. Permanecer não é o quanto você conheça teologia, mas o quanto você tem sede de Deus. Ao permanecer você busca, anseia, tem sede de, aguarda, ama, ouve, e responde a Jesus. Permanecer significa mais de Jesus em sua vida, mais dele em suas atividades, seus pensamentos e desejos.
15.6   Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam.
Permanecer em Cristo é vital para a salvação. Se um ramo não permanece na videira, esse ramo não tem vida, ele é lançado fora, ele é jogado na fornalha e se queima.
15.7   Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito.
Permanecer em Cristo leva consigo a promessa da oração respondida. Nas Campanhas de oração podemos confiar que ele estará nos ouvindo.
15.8   Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos.
Permanecer em Cristo é a evidência de que somos discípulos de Cristo. Uma vida frutífera é a melhor evidência para os nossos próprios corações de que nós somos realmente discípulos de Cristo. Jesus disse que se conhece a árvore pelo fruto. Uma árvore boa precisa produzir bons frutos.
CONCLUSÃO
A maratona é uma das maiores provas esportivas. O vencedor é automaticamente colocado como o melhor atleta da atualidade. Aconteceu um fato diferente em Boston no ano de 1980. Uma mulher em sua primeira maratona chegou  em primeiro lugar.  Antes da prova ela era totalmente desconhecida. Mas tinha uma barriga flácida e celulite. Não tinha aquele corpo de atleta. Dùvidas foram levantadas. Então a verdade veio a tona: ela juntou-se aos competidores no final da prova.
Quantos de nós desejamos cruzar a linha de chegada, sem antes ter que participar de toda a prova. Quantos de nós queremos nos formar um profissional, sem ter que passar pela formação necessária. Que pai que gosta de dar umas palmadas em seu filho. Mas muitas vezes é necessário. Porém muitas pessoas querem mais um avô do que um pai no céu.
 ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,
 
Crocodilo do Nilo
http://emsdumontmesquita.blogspot.com.br/p/turma-101-animais-da-africa.html

Leopardo

Chita




Nenhum comentário:

Postar um comentário